Olá pessoal
E ufa!!!Deixamos mais uma daquelas semanas super pesadas para trás. Para quem treinou bem, fez pelo menos uma três aulas, com certeza teve aquela sensação de perna ''pesada'' mais perto do final de semana.
Mas a idéia era essa mesmo. Submeter nosso corpo a um estresse alto, contando com aulas de Intervalado Intensivo, Competição e um Fartlek pesado para fechar. Todas com um componente anaeróbio alto, ou seja, com vários momentos de trabalho acima do limiar.
Limiar. Afinal , você sabe o que significa quando seu professor fala que o trabalho vai ser abaixo ou acima do limiar? Bem, primeiro vamos definir o que é o tal do limiar.
O limiar anaeróbio é aceito como o melhor índice fisiológico para a prescrição de treinamento e previsão de resultado.
Até pouco tempo esse era um índice que cabia apenas aos grandes Laboratórios de Universidades fornecerem, hoje graças ao desenvolvimento e barateamento dos equipamentos necessários para sua determinação esse conceito está sendo utilizado numa escala muito maior. As grandes Academias e Clubes já estão se utilizando dele, pois tem em suas salas de avaliação equipamentos que possibilitam sua verificação.
O Limiar Anaeróbio é baseado no comportamento que as concentrações de lactato sanguíneo apresentam em diferentes intensidades de esforço. Existe uma intensidade de esforço até onde os processos de produção e remoção de ácido láctico estão equilibrados não existindo acúmulo. Quando essa intensidade de esforço é excedida passa a existir um acúmulo de lactato o que provoca a fadiga mais rapidamente.
A grosso modo é o seguinte: todos tem um ponto de frequência cardíaca onde até ele se consegue trabalhar por uma longa duração e relativo conforto. É aquela FC (frequência cardíaca) que a gente consegue manter a pedalada ou a corrida por 1 hora direto, por exemplo. Quando se passa desse ponto de FC é comum começar a sentir um certo incômodo nas pernas, a respiração já passa a ficar ofegante. Provavelmente esse ponto de FC é o seu LIMIAR.
Com a avaliação física da Companhia Athletica, é possível determinar de forma eficaz essa FC de limiar de cada um, possibilitando então uma melhor adequação da intensidade do esforço para cada indivíduo. Isso obviamente leva a um melhor resultado, pois cada um trabalha exatamente onde deve, sem trabalhar nem abaixo nem acima de seus limites.
Para que haja um real aproveitamento dessa avaliação torna-se importante o uso por parte de todos durante as atividades aeróbias o Monitor de Frequência Cardíaca. É a forma mais segura e eficiente de monitorar sua FC durante toda a atividade. A marca de monitores mais conhecida no mundo é a Polar, mas existem várias outras marcas e com qualidade semelhante.
Estou falando tudo isso porque essa semana vamos falar muito sobre limiar nas aulas de spinning. Diferente da semana passada, onde falamos muitas vezes para trabalhar acima do limiar, perto de 100%, 105%, 110% do limiar, nesta semana que está começando o objetivo é trabalhar abaixo dele. Com a intensidade mais perto de 90%, 95% do limiar. Há, e só para tirar essa dúvida também. Durante as aulas de spinning sempre falamos sobre percetuais do limiar. 90%, 95%, 105%, etc. Isso funciona assim: Se seu limiar for 160 bpm por exemplo, quando falarmos para atingir 100% do limiar, é para atingir 100% de 160, ou seja, ficar com a FC em 160. Se pedirmos 95%, seria 152 bpm, que é exatamente 95% de 160. E por aí vai. É super simples, existe uma tabela enorme na sala só para isso.
Falei muito sobre o porque de alternarmos a intensidade das aulas durante as semanas na última postagem. Se der, dê uma lida lá de novo e veja se agora está mais claro para você.
Bem, tendo conhecimento disso tudo, procure cada vez mais manter sua avaliação física em dia, pois o valor de FC de limiar varia com o passar do tempo. E para que seus objetivos sejam alcançados, trabalhe sempre dentro da recomendação de intensidade pedida pelo professor. Pode ter certeza que é a melhor maneira.
Bom moçada, essa semana o trabalho vai ser relativamente tranquilo. Mais ou menos, né moçada, nunca é tranquilo demais.
E lembre-se: se tiver qualquer dúvida em relação a esse texto ou a qualquer outra coisa procure seu professor e converse com ele. É sempre um super prazer poder ajudar!
Beijos e abraços e sigam pedalando!!!
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Assinar:
Comentários (Atom)