Olá pessoal
Primeiramente gostaria de parabenizar os atletas que completaram mais um ride de 2 horas hoje de manhã. É muito bom perceber a evolução de cada um de vocês. O mais interessante é que vocês nem param para pensar, mas completaram 120 minutos de pedaladas, feito realmente de atletas. E tudo isso com muita energia e diversão. Muito bom!
Bem, como disse no nosso último papo, expliquei cada tipo de aula e agora vou falar um pouco da ordem em que essas aulas são colocadas durante a semana, o mês, o semestre...
Hoje muitos pedalaram por duas horas seguidas. Tiveram vários benefícios com isso, mas aí surge a dúvida. Será que vale a pena fazer isso todos os dias? Quanto mais longo o treino melhor? Ou quanto mais intenso melhor? Como isso funciona?
O mais importante de tudo isso é o EQUILÍBRIO. EQUILÍBRIO entre treino, alimentação, descanso, tipo de atividade que é realizada. Aí é que entra a programação das aulas.
Para se obter reais benefícios com o treinamento, é preciso ter um equilíbrio entre a duração, a intensidade e a frequência dos treinos, independente da modalidade. Nas aulas de Spinning na Cia de BH fica fácil perceber uma coisa. Cada dia é um tipo de aula diferente. Por exemplo:um dia Montanha, outro Intervalado Extensivo, Fartlek e por aí vai. E sabe o por quê disso? É que para que seu corpo assimile os estímulos que ele recebe, é necessário que ele tenha uma variação desses estímulos. Para receber uma nova carga de treinamento, o corpo tem que estar parcialmente recuperado do treinamento anterior.
Treinando muito pesado todos os dias, não dá tempo de se recuperar e assimilar os estímulos, então seu corpo vai pedir para parar. É o chamado OVERTRAINING. É um ponto onde o indivíduo treina demais e não consegue resultados, sejam eles quais sejam. Pelo outro lado, se você treinar leve todos os dias, seu corpo vai se acostumar com aquilo, e com o tempo os resultados param de aparecer.
Devido a isso tudo, as aulas de Spinning são planejadas tendo como objetivo a melhora do condicionamento de todos sem que ocorra nenhum dos dois problemas citados acima, nem o excesso nem a falta de treinamento. Temos como objetivo um aumento gradativo da intensidade das aulas durante as semanas. Quando chegamos a um ponto de intensidade muito alta, temos uma semana mais tranquila logo na sequência e em seguida começamos a aumentar a intensidade de novo, de forma progressiva. Dessa forma é que fica fácil perceber o porque de em uma semana pedalarmos com muita força em uma aula de Competição por exempo e na seguinte realizar um treino mais tranquilo como um Low Endurance. É a busca do EQUILÍBRIO que tanto queremos, para que os resultados apareçam seja lá qual for o seu objetivo. De redução do percentual de gordura a participar em competições.
Seguindo o que foi falado, para se obter bons resultados com as aulas de spinning, é preciso seguir algumas regrinhas básicas:
Mantenha uma frequência semanal de pelo menos dois treinos por semana, de preferência em dias alternados. Ex: Ter e Qui; Seg Qua e Sex.
Respeite SEMPRE a intensidade das aulas indicada pelo professor.
Alimente-se bem antes e depois das aulas, e hidrate-se bem antes, durante e depois.
Complemente seus treinos com outras atividades (musculação, localizada, pilates, entre outras)
Procure respeitar todas as fases da aula (aquecimento, parte principal e volta à calma.
Bom, coloquei aqui alguns fatores importantes e que explicam um pouco da programação das aulas de Spinning. Mas para obter ainda mais informações sobre esse e qualquer outro assunto, converse com seu professor, pois ele terá muito prazer em te ajudar.
Abraços e sigam pedalando!
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Luiz, parabéns pelo blog. É disto que estamos precisando boas informações. Aproveito pra te passar o meu blog sobre músicas para estas aulas/treino maravilhosas. Abração amigo. www.indoorcyclingmusic.blogspot.com
ResponderExcluir